quarta-feira, janeiro 06, 2010

afinal quem somos Dawkins

O que todo cientista deve saber..., e se você só é curioso porque não dar uma olhada naquilo que eles:
  1. what scientists study
  2. who scientis are
  3. what scientist think
  4. what scientist delight in
foi este o presente que a Heloise ganhou neste Natal.
"The Oxford book of Modern Science Writing - isbn 9780199216802"

Após ler o artigo do Freeman Dyson pg. 157, descrevendo Hans Beth como um seu orientador, um homem simples e sábio ao mesmo tempo, escrevi um comentário na livraria cultura.
( Tive um diálogo mudo com Dyson há muitos anos atrás. Minha tese de doutorado foi continuação de um trabalho dele sobre spin waves - e aqui uma pequena lágrima para Oscar Sala que faleceu ontem e quem me empurrou para a fazer, ou imaginar ser isto possível, ciência quando proferiu esta frase, tal como um padre na missa "O cientista é o amante da verdade" )
O que me instigou e afuguentou a preguiça de sentar e escrever este trecho foi um texto curto do Dobzhansky, pg. 22.
Começa com uma citação de Gandhi
"Minha idéia de sociedade é que embora tenhamos nascidos iguais, implicando que todos têm o direito à oportunidades iguais, nem todos têm a mesma capacidade"
e o Dobzanski complementa com a frase que antecipa a revolução francesa que está na Constituição Americana "
Asseguramos por princípio que todos os homens são nascidos iguais"
- acrescento
"e têm o direito à busca da felicidade" .
Porém o que me perturba e tira o sono, é a frase do Dobzanski " Meus genes de fato determinaram quem eu sou, mas somente no sentido em que, dado o conjunto do ambiente e das experiências que são minhas, um conjunto de um "carrier -
5. Genetics An individual that carries one gene for a particular recessive trait. A carrier does not express the trait but, when mated with another carrier, can produce offspring that do."
ou seja, pelo que entendi, um pacote de outros genes recessivos, pode fazer com que eu me torne uma coisa diferente de mim mesmo, ou "unlike myself"

Esta é a dificuldade do leigo quando entra nestes assuntos de genética e Darwin. Você pensa que entende tudo, porém um termo específico, no caso este "carrier" pode ter uma interpretação muito diversa do que você imagina. Em resumo quem sou eu, este pacote ambulante de genes, formado com a combinação de 4 moléculas bem simples. Se alguém conseguir me explicar melhor esta frase do Dobzanski, lançar uma luz nesta ingorante obscura solidão, serei um leitor agradecido.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ele está dizendo que um portador (o carrier) de um conjunto diferente de genes poderia se tornar uma pessoa diferente mesmo se for exposta ao mesmo ambiente e experiências aos quais vc foi exposto. Isto é, o ambiente e experiências sozinhos não determinam quem vc é. Mas eles não fariam de vc uma pessoa diferente.

Heloise